Ao todo, 1.213 equipes dos estados de Minas Gerais e Pernambuco participaram da quarta edição do desafio, com o tema Indústria de Games
Uma equipe formada por alunos do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG), em Janaúba, está na final nacional do Desafio Jovem Empreendedor 2023. O grupo “Focus”, composto por quatro alunos do 2º módulo do curso técnico em Administração, com mentoria do professor Cleber Roberto Souza, é um dos representantes do estado na final nacional que acontece entre os dias 16 e 18 de junho, em Belo Horizonte. Esta é a segunda vez que a equipe de Janaúba chega à final do desafio.
Ao todo, 12 equipes do Ensino Médio, técnico e superior, dos estados de Minas Gerais e Pernambuco, se reúnem no P7 Criativo, na capital mineira, para concorrerem à grande final. Nesta edição, 1.213 equipes participaram do desafio, que teve como tema a Indústria de Games.
O Desafio Jovem Empreendedor é um jogo virtual que simula o dia a dia de uma empresa, visando disseminar a cultura empreendedora e estimular o desenvolvimento de atitudes e habilidades essenciais de gestão. “Neste ano, estudantes e professores mergulharam no universo da economia criativa, e tiveram que pensar em um novo game para o mercado, em uma experiência digital e inovadora de aprendizagem”, destaca a analista do Sebrae Minas, Jéssica de Oliveira.
Os estudantes formaram equipes de ensino médio/técnico, ou tecnólogo/superior, com o suporte de um professor mentor. Ao longo das três primeiras fases do desafio, tiveram que participar de diversas rodadas de decisões, acumulando pontos no ranking e avançando para as próximas fases.
“As equipes mais bem classificadas foram selecionadas para a etapa nacional e irão concorrer a vários prêmios. Além disso, os primeiros lugares nacionais de cada categoria ganharão uma viagem para São Paulo para participar do Big Festival, o principal evento de jogos independentes da América Latina”, explica Jéssica.
O Desafio Jovem Empreendedor 2023 é promovido pelo Sebrae Minas, Sebrae PE, Sebrae Nacional, em parceria com a empresa Inova GS. Esta é a quarta edição do desafio. Somente em Minas Gerais, foram 1.051 equipes inscritas.
Conheça as equipes finalistas:
Equipes de Minas Gerais
Ensino Médio-Técnico
– Focus – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do norte de Minas Gerais (IFNMG). Mentoria: Prof. Cleber Roberto Souza e composta pelos estudantes Lidio Maxwell Cardoso, Vagner José da Silva, Josilene Martins Inez e Sebastião José Rodrigues
– Team Babylon – Escola Estadual Coronel José Afonso de Almeida. Mentoria: Prof. Priscila Barbosa Marques
– Sharks – Escola do Sebrae Belo Horizonte. Mentoria: Prof. Alexandre Vale
Ensino Tecnólogo-Superior
– The Three Gamers – Centro Universitário de Caratinga (Unec). Mentoria: Prof. Deivson Aroeira da Silva
– The Inventors – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG). Mentoria: Prof. Douglas José Mendonça
– SPARTACUS – Faculdade Doctum (Campus Manhuaçu). Mentoria: Prof. Jocimar Franco Barreto
Equipes de Pernambuco
Ensino Médio-Técnico
– Abafa – Escola Técnica Estadual Professor Agamemnon Magalhães. Mentoria: Prof. Eukennya Araújo
– MangueTeam – Escola Técnica Estadual Cícero Dias. Mentoria: Prof. Nadja Arruda
-ANGUTECH – Escola Técnica Estadual Central Barreiros. Mentoria: Prof. Sumara Wedja
Ensino Tecnólogo-Superior
– Pixacobrar – Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire). Mentoria: Prof. Antônio Maria
– Upstart – Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG). Mentoria: Prof. Helen Suzen Rosendo do Monte
– Baião de 5 – Centro Universitário Favip Wyden. Mentoria: Prof. Sebastião Rogério da Silva Neto