Epamig realiza Pesquisa sobre o cultivo de morangos orgânicos nos municípios de Jaíba e Nova Porteirinha

morangos

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) pesquisa morangos no Norte de Minas, região do semiárido, desde 2011. A ideia é possibilitar o plantio da fruta em regiões onde o clima é quente e seco. Os pesquisadores fizeram uma importante descoberta: as altas temperaturas reduzem a utilização de agrotóxicos, uma vez que, o clima quente inibe a incidência de pragas, com controle biológico. Por isso a região se tornou ideal para o cultivo de morangos orgânicos. 

O pesquisador da Epamig, Mário Sérgio Dias, explica que a fruta é ideal para o sistema de agricultura familiar, predominante no semiárido Norte mineiro, sobretudo nos perímetros irrigados do Jaíba e do Gorutuba, nos municípios de Jaíba e Nova Porteirinha.

Somente nessa região já foram testadas 20 variedades de morangos de diversas localidades do mundo. “Até o momento, as cultivares Oso Grande, Dover, Camarosa e Tudla são as que mais apresentam um bom potencial de produção e comercialização na região”, destaca o pesquisador. O sistema adequado de irrigação de morangos e as variedades com potencial tanto para a produção de mudas, quanto para a produção de frutos já é uma realidade na região do Norte do estado.

Pin It