Rotary Club de Jaíba realizará mutirão de testes rápidos de Hepatite B & C em Jaíba

hepatite jaiba

O Rotary Club de Jaíba e Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite, realizará um mutirão de testes rápidos de Hepatite B e C, direcionado para homens e mulheres com mais de 40 anos. O evento ocorrerá no dia 27 de julho sábado, na praça do mercado municipal em Jaíba, a partir das 07:30h da manhã.

O objetivo do mutirão é quebrar o grande silêncio que existe sobre a doença, diagnosticando portadores do vírus que desconhecem a situação que se encontram.

A doença é assintomática até as suas fases mais avançadas e, geralmente quando o portador percebe os primeiros sintomas, já é tarde de mais e a única possibilidade de cura seria um transplante de fígado.

As hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C.

hepatite 02

Hepatite A: 
Transmitida normalmente através de alimentos ou contato pessoal. Dura aproximadamente 1 mês. É uma infecção leve, que se cura sozinha. Existe vacina.

Hepatite B: 
Transmitida, principalmente, através de relações sexuais e contato sanguíneo. Existe vacina. Age surdamente no fígado por até 20 ou 30 anos. Leva à cirrose, ao câncer de fígado e à morte. Há tratamento. As curas totais são raras, mas é possível conviver com a doença, tratando-a por períodos de tempo variáveis.

Hepatite C: 
A maior epidemia da humanidade hoje, superior à AIDS/HIV em 5 vezes. A transmissão é por contato sanguíneo, via transfusões, dentistas, seringas compartilhadas, etc. Não se transmite por sexo (a menos que haja sangramento mútuo). Não tem vacina. Existem subdivisões de seu vírus (o genótipo 1, 2 e 3 e os raros 4, 5 e 6). Existem no mundo cerca de 200 milhões de pessoas que carregam o vírus da hepatite C. É a principal causa de transplantes de fígado, respondendo por 40% dos casos. Pode causar cirrose, câncer de fígado e até a morte.

Pin It