Amams e Ministério Público capacitarão Conselheiros Tutelares em Montes Claros

Os conselheiros tutelares da Área Mineira da Sudene receberão um curso de formação para melhor condução dos seus trabalhos entre os dias 27 e 28 de março, em Montes Claros, durante o Curso de Formação Continuada para Conselheiros Tutelares que será realizado pela Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene – AMAMS e o Ministério Público. O mesmo curso será realizado em outros três módulos, pois a recomendação é de atender os 168 municípios da área mineira da Sudene, atendendo em média 40 municípios por módulo e com cada município tendo direito a três participantes. O evento será realizado no auditório da AMAMS, a partir das 9 horas e terá duração de dois dias.
 
No mês de janeiro de 2015 a cidade de Montes Claros sediou o 1º Encontro dos Conselheiros Tutelares, quando durante dois dias reuniu 600 conselheiros que tinham sido recém-empossados. Neste evento, a abertura será feita pelo promotor Daniel Librelon, coordenador regional da Infância e Juventude. A coordenadora técnica do evento, Laila Tatiane Ferreira explica que no primeiro dia será discutido sobre os objetos e sujeitos do Conselho Tutelar, como deve trabalhar o Conselho Tutelar e o papel da família. Para encerrar o dia, será tratado sobre a relação com a rede de atendimento. José Reis, presidente da AMAMS e prefeito de Bonito de Minas, reforça o compromisso da AMAMS em trabalhar na capacitação dos agentes que atuam junto ao setor público como forma de melhorar o serviço público como um todo.
 
Na quarta-feira a primeira discussão será sobre a rede de promoção dos direitos das crianças e adolescentes, a atuação do Conselho Tutelar com o Poder Judiciário e por fim, a importância dos instrumentais com enfoque na comunicação escrita. O evento tem apoio ainda do Fórum Mineiro de Conselheiros Tutelares, Unimontes e o Núcleo de Estudos, Pesquisas e Intervenções em Serviço Social. Os organizadores salientam que é necessária a capacitação continuada dos conselheiros tutelares, com o objetivo de aprimorar a atuação, dotando-os dos conhecimentos necessários para a função de protetor dos direitos das crianças e dos adolescentes.
 
Montes Claros, 26 de Março de 2017

Ascom | AMAMS

 

Pin It