Corpo de Bernardino Gervásio Araújo foi enterrado em Barbacena/MG

bernadinhoprojetojaiba

O corpo do engenheiro agrônomo mineiro Bernardino Gervásio Araújo chegou ao Brasil, depois que ele morreu no domingo passado em Angola, depois de ter contraído a Febre Tifoide. Ele residiu durante vários anos em Montes Claros e depois assumiu o cargo de secretário executivo do Distrito de Irrigação de Jaiba, onde exerceu o cargo até 2012. O corpo chegou ao Rio de Janeiro e depois foi trasladado para Barbacena, onde foi enterrado nesta terça-feira(14). Bernardino é sobrinho do juiz Adilson Salgado Araújo, de Montes Claros. Ele deixou a filha Raquel, que atualmente reside em Santa Catarina.

No sábado dia 4 de maio, Bernardino passou mal e foi levado ao hospital público de Angola, onde recebeu os primeiros tratamentos. Apresentou quadro de Febre Tifoide, doença infecciosa aguda, transmissível, de caráter endêmico e, esporadicamente, epidêmico, causada por uma bactéria Gram-negativa do gênero Salmonella (Salmonella enterica sorotipo typhi).

Ocorre nos casos onde falta saneamento básico, distribuição e armazenamento de água. A transmissão se faz por via oral, através da ingestão de água e alimentos contaminados por fezes de pessoas doentes e portadores assintomáticos. O quadro dele se acentuou depois de constatado que tinha Malária. A empresa onde ele atua o transferiu para um hospital particular, mas quando deu entrada, já estava com a doença espalhada em todo corpo. No domingo, ele morreu.

Bernardino era consultor do Ministério de Desenvolvimento Agrário e em Angola atuava como gestor de projetos, sendo um deles na produção de carvão em área de 7.600 hectares no município do Cuchi, no âmbito do Projeto da Companhia Siderúrgica do Cuchi. A viabilização do Cuchi com a produção dos 300 fornos, 60 dos quais já realizados na fazenda “Vunongue”, vem permitindo o treinamento direto de 81 jovens que serão futuros funcionários da municipalidade do Cuchi, já que fabricam o tijolo, aprendem a queimá-lo, e produzem o carvão. Também desenvolveu projetos de criação de gado bovino, produção do milho e soja e a criação de 52 mil aves de frango. (GA)

 

Fonte: Gazetamineira 

Pin It