Vale inicia implantação de usina solar fotovoltaica na zona rural de Jaíba

vale

Serão gerados mais de 1.000 empregos temporários nas obras do Projeto Sol do Cerrado, com priorização de contratação de mão de obra local

A Vale deu início às obras de construção do Projeto Sol do Cerrado, que ocupará uma área de mais de 1.200 hectares na zona rural do município de Jaíba, região norte de Minas Gerais. O empreendimento contempla a instalação de uma usina solar, incluindo 17 subparques, que totalizam uma potência instalada de 766MWp com capacidade de produção de energia de 1,6 GWh/ano - quantidade suficiente para abastecer todas as residências de Belo Horizonte, capital do Estado. Prevê, ainda, a implantação de subestação elevadora e linha de transmissão para conexão ao Sistema Interligado Nacional Brasileiro.

Serão instaladas 1,4 milhão de placas solares com sistema de rastreamento automático da movimentação do sol durante o dia, para maior aproveitamento dos raios solares na geração de energia. Além disso, os módulos escolhidos são bifaciais, ou seja, aproveitam, além da incidência direta do sol, sua reflexão captada na outra face a partir da luz refletida do solo. Para o projeto, serão utilizados 5,5 milhões de metros de cabos por onde a energia será conduzida.

Durante a fase de implantação, serão gerados mais de 1.000 empregos temporários, com prioridade de contratação de mão de obra local. Os interessados em participar do processo seletivo para as obras devem enviar o currículo para a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Jaíba, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. . Informações sobre as vagas abertas podem ser obtidas pelo telefone (38) 3833-1651, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

O Projeto Sol do Cerrado deve iniciar suas operações no segundo semestre de 2022 e será uma das maiores usinas solares da América Latina. A implantação do projeto exigirá investimentos da ordem de US$ 500 milhões.

Sobre a Vale

A Vale é uma mineradora global, com sede no Rio de Janeiro e presença em cinco continentes. A empresa é uma das maiores produtoras mundiais de minério de ferro e níquel. O Projeto Sol do Cerrado integra meta da companhia de atingir 100% de autoprodução de energia limpa globalmente até 2030, sendo no Brasil até 2025. O consumo de energia renovável em suas operações reduzirá a emissão de gases de efeito estufa, alinhado ao Acordo de Paris. Tudo isso fará com que a Vale se torne uma empresa de mineração neutra em carbono até 2050.

Pin It