Conheça mais sobre o maior Projeto irrigado da América Latina ”Projeto Jaíba”

Turismo

Descrição:

A implantação do Projeto Jaíba, com a área total de 107,6 mil ha e área irrigável estimada em 65,8 mil ha, compreende estudos e projetos, aquisição de terras, infraestrutura básica de uso comum e medidas de proteção ambiental. Inclui também administração fundiária, organização de produtores, apoio em administração, operação, manutenção, assistência técnica e capacitação de técnicos e agricultores na fase de operação inicial.

Dividiu-se a implantação em quatro etapas, das quais apenas as Etapas I e II, que correspondem a 70,9% da área total do projeto, encontram-se executadas e em produção. A Codevasf é a gestora da Etapa I e o Governo do Estado de Minas Gerais gerencia a Etapa II.

Objetivo:

Proporcionar aos produtores condições administrativas-técnicas e econômicas para contribuir com o desenvolvimento da agricultura irrigada e do agronegócio, visando a fixação do homem ao campo e a sua inclusão no processo produtivo, a geração de emprego e renda e a redução de custos operacionais; promover o desenvolvimento socioeconômico regional, com o consequente resgate da cidadania, consolidando o empreendimento para a transferência da gestão aos produtores.

Localização/logística:

O Projeto Jaíba localiza-se nos Municípios de Jaíba, de Matias Cardoso e de Verdelândia, no Estado de Minas Gerais. Está na margem direita do Rio São Francisco. As vias de acesso são a BR –122 a 27 km de Montes Claros, com seu prolongamento asfaltado até a Cidade de Janaúba e a MG – 401, também asfaltada até Mocambinho. Na região do vale no médio São Francisco.

Coordenadas geográficas:

Latitude: 14º 45′ S
Longitude: 43º 33′ W
Justificativa:

Aumentar a produção e a produtividade agrícolas mediante a introdução da irrigação. Aumentar as oportunidades de emprego na região de atuação do perimetro. Promover o desenvolvimento regional.

Indicadores selecionados:

População Beneficiada: 273.08
Nº Empregos diretos: 65.021
Nº Empregos indiretos: 130.042
Rendimento (R$/ha): 10.327
Características básicas:

Fonte hídrica: Rio São Francisco
Bacia/sub-bacia: São Francisco
Vazão requerida (m3/s): 75
Vazão atual (m3/s): 65
Energia elétrica: Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig
Potência Requerida (kVA): 19.396
Potência instalada atual (KVA): 16.785
Tipos de solos: Latossolo, Argissolo
Principais culturas: abacaxi, abóbora, acerola, algodão, alho, amendoim, arroz, banana, batata doce, melancia, café, limão,caju, cana-de-açúcar, cebola, cenoura, coco, uva.
Sistemas de irrigação preconizados: Aspersão Convencional, microaspersão e gotejamento